quarta-feira, 23 de março de 2016

TECNOLOGIAS NÃO CONVENCIONAIS NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS:
VANTAGENS E DESVANTAGENS
www.o3r.com.br

Métodos não convencionais na conservação de alimentos (Ex.: uso de pressão e irradiação.) apresentam vantagens, como: manter intactos os nutrientes, preservando o alimento mais próximo ao natural, mas uma de suas desvantagens é o alto valor agregado ao produto final.(Márcia Helena)
Na maioria dos métodos tradicionais de preservação, os alimentos são submetidos a altas temperaturas causando muitas vezes alterações indesejáveis como: modificação de cor, de sabor e perdas funcionais ou nutritiva. assim os métodos não convencionais tem recebido atenção considerável pela sua capacidade de inativar microorganismos a temperatura ambiente evitando efeitos desagradáveis causados pelo calor. (Francismagda)
São inerentes a essas tecnologias a seguridade microbiológica, aumento da vida útil que proporcionam minímas alterações na qualidade nutricional e sensorial dos alimentos. buscam também seguridade ao meio ambiente ganhando importância como tecnologia eficiente para substituir ou complementar os tratamentos térmicos tradicionais ganhando destaque como minimamente processados. se destacam como tecnologia não convencionais:(Aline Farias)

Biotecnologia e engenharia genética:
obtêm produtos alimentícios e matéria prima através de áreas tecnológicas como: dna-recombinante, tecnologia de enzimas, cultura de células, entre outras.

Alta pressão:
aplicação de pressões hidrostática elevadas na faixa de 100 a 1000 mpa, com o objetivo de alcançar a destruição de microorganismos e enzimas indesejáveis em temperastura ambiente.(Camila Nisti)

Aquecimento ôhmico:
passagem de corrente elétrica alternada de baixa frequência através do alimento , gerando calor devido a resistência elétrica do mesmo, sem causar danos ou perdas no valor nutricional.

Irradiação:
o alimento é exposto a radiação ionizantes em ambiente especial por tempo específico e condições controladas , porém é limitada pelas possíveis alterações nos componentes dos alimentos como por exemplo a formação de radicais instáveis e desnaturação de proteínas.

Pulsos elétricos:
potencial emprego na esterilização/pasteurização de alimentos. a destruição de microorganismos ocorre sob campo elétrico de curta duração e é causada por mudanças estruturais irreversíveis.(Jovanira)

Fonte:
Portal Embrapa, disponível em:
http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/tecnologia_de_alimentos/arvore/CONT000fl6kj9pt02wyiv80ispcrrs1jd6x3.html

Jornal da Unicamp, disponível em:
https://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2005/ju301pag02.html

Portal Educação, disponível em:
http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/31208/metodos-nao-convencionais-de-conservacao-de-alimentos


Nenhum comentário:

Postar um comentário