segunda-feira, 21 de março de 2016

ROTULAGEM DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

www.minhavidamais.com.br


A Rotulagem Nutricional é a descrição destinada a informar o consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento, ou seja, os rótulos dos alimentos funcionam como elementos de comunicação entre o produto e os consumidores e devem ser auxílio na decisão de compra e no bem estar do consumidor. (Márcia Helena)
O rótulo não é apenas uma propaganda do produto, ou seja, é uma identidade do produto e nele constam informações importantes tanto para o produtor quanto para o consumidor. A rotulagem é a forma empregada pelo fabricante para indicar a composição do alimento que será consumido. Além da lista de ingredientes, o rótulo deve:
·         Indicar quantidade;
·         Prazo de validade;
·         Informações nutricionais;
·         Nome e endereço do fabricante;
·         Número de serviço de Inspeção Federal (STF);
·         Método de conservação (no caso de congelados) e entre outros.(Aline)
Daí a importância das informações serem claras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada dos alimentos.
No Brasil, a ANVISA é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos, que estabelece as informações que um rótulo deve conter, visando a garantia de qualidade do produto e a saúde do consumidor. (Jovanira)
Com o mesmo propósito de auxiliar o consumidor na escolha de seus alimentos, evitando que ele seja enganado na hora da compra, foram regulamentados algumas informações que os rótulos de alimentos não podem declarar entre elas:
·         Palavras, sinais ou desenhos que possam tornar as informações falsas, incompleto, incompreensível ou que o possam levar a um erro do consumidor;
·         Atribuir ao produto qualidades que não possam ser demonstrada;
·         Destacar a presença ou ausência de componentes que são próprios dos alimentos, entre outros.(Camila Nisti)
Dessa forma, o teor de sódio presente nos alimentos estão descritos no rótulo, mas essas informações muitas vezes não se dá de forma clara e isso gera dificuldades na compreensão do consumidor em relação a porção correspondente e a quantidade informada.(Magda)
Lembre-se que a leitura é um hábito que deve ser adquirido!

www.jornaldapuc.urc.rio.br
Fonte:http://portal.anvisa.gov.br/manual_industria.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário