segunda-feira, 21 de março de 2016

Atuação do farmacêutico na indústria de alimentos


Quando falamos de farmacêutico na indústria de alimentos devemos ressaltar que suas atribuições são claras e que existe desde 25 de fevereiro de 2010 uma Resolução número 530, que dispõe sobre o âmbito profissional na indústria de alimentos. Tornando a profissão farmacêutica a única regulamentada de forma clara e detalhada, sendo um grande avanço para a profissão farmacêutica. (Aline Farias)
O farmacêutico é um profissional de muita importância na indústria de alimentos, pois este tem grandes conhecimentos nas áreas de: fisiologia, patologia, bioquímica, farmacotécnica, bromatologia, entre outras. Fazendo com que seja um profissional por ser formado farmacêutico generalista tenha vários conhecimentos e se torne um profissional diferenciado na área alimentícia. (Camila Nisti)
A resolução define como atribuição do farmacêutico atuar nas etapas de produção da fabricação, embalagem, controle de qualidade de alimentos, assuntos regulatórios, pesquisa e análise toxicológica, no marketing e orientação ao consumidor e na rastreabilidade dos produtos. A maioria das indústrias não se atenta de todas essas atribuições. (Márcia Helena)
Várias são as funções atribuídas ao farmacêutico dentre elas temos também como competências farmacêuticas na indústria de alimentos: desenvolver métodos de obtenção de produtos alimentares  tanto para uso humano quanto veterinário; análise bromatológica; realização de testes de controle microbiológico, químico e físico tanto de matéria-prima como de produto acabados e também no controle de qualidade de produtos nutracêuticos e alimentos de uso parenteral; e na atuação na normatização e fiscalização junto a vigilância sanitária de alimentos.(Jovanira Mendes)
Vários são os profissionais que atuam na área, mais vale ressaltar que o único habilitado para conhecer as interações entre alimento com alimento, alimento com medicamento, mecanismo de absorção do produto pelo organismo e o processo de metabolismo é o farmacêutico. (Francismagda) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário